Ubisoft está deletando contas inativas com jogos? Entenda

Jogadores de diferentes partes do mundo relataram nos últimos dias que a Ubisoft estaria deletando contas inativas. A medida estaria afetando inclusive os perfis com jogos comprados na loja interna da empresa.

Publicações de usuários no Twitter e no Reddit trazem capturas de tela de e-mails da desenvolvedora. A mensagem informa a suspensão temporária de uma conta e o seu encerramento completo depois de um período de inatividade.

Você vai perder para sempre todos os seus games comprados, alerta o usuário @PC_enjoyer.  Em um caso relatado pelo site PCWorld, um jogador de apelido Tor teve a conta deletada e também perde seus conteúdos adquiridos — a companhia enviou apenas um aviso prévio via e-mail para o jogador, que não viu a mensagem por ela ter caído em um filtro de spam.

O que diz a Ubisoft

Em resposta à polêmica, que viralizou nas redes sociais no último fim de semana, a Ubisoft confirmou que pode deletar contas inativas. A empresa, no entanto, detalhou como e quando esse tipo de procedimento acontece.

Segundo a desenvolvedora, a companhia não fecha automaticamente contas paradas de jogadores, nem perfis com jogos comprados vinculados à conta ou assinantes da Ubisoft+.

Além disso, a empresa garante que é possível suspender o encerramento da conta ao clicar em um link presente no e-mail em até 30 dias após o envio da mensagem. Essa ação confirma que você ainda gostaria de manter o perfil, tirando na hora o seu nome da lista de suspensões.

De acordo com as diretrizes da empresa, são marcadas como inativas apenas contas sem atividade por quatro anos ou mais. O caso relatado pela PCWorld, portanto, seria uma exceção e uma falha nos sistemas que deve ser verificado posteriormente.

Questões de privacidade

Entretanto, em alguns casos raros e que estão previstos nos Termos de Uso da plataforma, a empresa “pode imediatamente fechar perfis inativos para cumprir legislações de proteção de dados” ou então para “manter a base de dados” removendo contas há muito tempo sem movimentação.

O motivo principal para essa suspensão de perfis é a GDPR, a lei de proteção de dados em vigor na União Europeia, que protege consumidores da coleta irresponsável ou excessiva de dados pessoais. Essa legislação é uma das bases da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil.

“Nós certamente não queremos que você perca acesso aos seus jogos ou conta”, diz a mensagem da companhia. A empresa também sugere aos jogadores com dúvidas ou problemas entrar em contato pelos canais de suporte no site oficial.

Apesar de explicar os motivos e listar as condições para que uma conta receba o aviso de apagamento, a Ubisoft foi bastante criticada pelo público nas redes. O Voxel entrou em contato com a empresa para saber mais detalhes sobre a situação no Brasil. A notícia será atualizada com o posicionamento da companhia futuramente.

Deixe um comentário