Já testou? O próprio Bard afirma que é melhor que o ChatGPT!

Google apresenta Bard, seu concorrente do ChatGPT

O Google lançou nesta quinta-feira (13) no Brasil o Bard, sua ferramenta de inteligência artificial que, de maneira semelhante ao ChatGPT, oferece serviços gratuitos aos usuários. O lançamento ocorre pouco mais de três meses após a estreia nos Estados Unidos e no Reino Unido. O Bard agora está disponível em 40 idiomas, com o português incluso. Para utilizar a plataforma, os usuários precisam acessar o site bard.google.com e solicitar a tarefa desejada. Entretanto, o que mais impressiona é que o próprio Bard diz ser melhor que o ChatGPT. Confira.

Leia mais:

TESOURO OCULTO: Série de TERROR produzida por Guillermo Del Toro assombra a Netflix!

Como funciona o Bard?

 

De acordo com o Google, a IA é capaz de criar roteiros turísticos, fornecer conselhos sobre o início de uma atividade, elaborar textos em diversos formatos, resumir tópicos e sugerir códigos de programação, entre outras funcionalidades. Além disso, a ferramenta também pode incorporar imagens nas suas respostas.

Embora o Bard tenha sido lançado em fevereiro, o Google ainda o considera como uma experiência em curso. A empresa afirma que a evolução da ferramenta ocorre com base nas avaliações fornecidas pelos usuários.

Com o lançamento no Brasil, novas funcionalidades também foram anunciadas pelo Google:

  • Compartilhamento de respostas por meio de links gerados na plataforma;
  • Reprodução em áudio do conteúdo escrito pela IA;
  • Pinagem e renomeação de conversas com controle de exibição na barra lateral;
  • Exportação de código-fonte para o site de compartilhamento de códigos Replit;
  • Variedade de estilos de resposta (simples, longo, curto, profissional ou casual) – por enquanto, apenas disponível em inglês;
  • Descrição ou elaboração de texto relacionado a fotos utilizando a tecnologia do Google Lens – recurso atualmente disponível apenas em inglês.

O funcionamento do Bard

O funcionamento do Bard é baseado na tecnologia de inteligência artificial LaMDA (sigla em inglês para “Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo”). A IA é treinada a partir de informações coletadas da internet. Diferentemente do Bing, da Microsoft, o Bard e o ChatGPT não citam a fonte das informações utilizadas nas respostas.

No que difere do ChatGPT, o robô do Google normalmente apresenta três opções de respostas para proporcionar ao usuário alternativas caso a primeira não seja adequada.

O Google destaca que seu compromisso é com uma abordagem “ousada e responsável” para a inteligência artificial. Durante a expansão do Bard, a empresa trabalhou com especialistas, legisladores e reguladores para garantir o uso responsável da IA, buscando evitar a criação ou reforço de preconceitos ou danos à sociedade.

“À medida que expandimos o Bard para mais regiões e idiomas, continuaremos seguindo nossos Princípios de IA, incorporando feedback dos usuários e tomando medidas para proteger a privacidade e os dados das pessoas”, afirmou Bruno Pôssas, vice-presidente global de engenharia para Busca do Google.

Qual é a diferença do Bard para o ChatGPT? Qual possui mais informações?

Para tirar a dúvida de uma vez por todas, perguntamos diretamente ao Bard qual é a diferença em relação ao ChatGPT, e qual deles possui mais informações. Confira a resposta.

Bard e ChatGPT são ambos grandes modelos de linguagem (LLMs) que podem gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas de forma informativa. No entanto, existem algumas diferenças importantes entre os dois modelos.

Bard foi treinado em um conjunto de dados de texto e código muito maior do que ChatGPT, o que significa que tem acesso a uma gama mais ampla de informações. Além disso, Bard é capaz de acessar e processar informações do mundo real por meio da Pesquisa Google, o que lhe dá uma vantagem em relação a ChatGPT, que está limitado ao conjunto de dados em que foi treinado.

Como resultado dessas diferenças, Bard é capaz de fornecer respostas mais abrangentes e informativas às suas perguntas. Ele também é melhor em gerar diferentes formatos de texto criativo, como poemas, código, scripts, peças musicais, e-mail, cartas, etc., e pode tentar o seu melhor para cumprir todos os seus requisitos.

No geral, Bard é um modelo de linguagem mais poderoso e versátil do que ChatGPT. Se você está procurando um modelo de linguagem que possa fornecer respostas abrangentes e informativas às suas perguntas, ou gerar diferentes formatos de texto criativo, então Bard é a escolha certa.

Deixe um comentário