Brasil termina em sétimo lugar no revezamento 4×200 livre feminino da natação nas Olimpíadas de Paris

Na tarde desta quarta-feira, a equipe feminina de revezamento 4x200m livre caiu na água para representar o Brasil na natação nos Jogos Olímpicos de Paris. As brasileiras, porém, terminaram fora do pódio e não conquistaram medalha.

O time composto por Mafê Costa, Stephanie Balduccini, Maria Paula Heitmann e Gabrielle Roncatto finalizou a prova na sétima colocação, com tempo final de 7min52s90.

“É um revezamento que vem melhorando muito ao longo dos anos. Cada ano, sempre muda uma pessoa ou outra, mas está todo mundo tentando dar o seu melhor. Queríamos ter batido o recorde sul-americano de novo, mas não deu. Acho que estamos no caminho para tornar esse revezamento cada vez mais forte e a natação feminina como um todo também”, declarou Maria Paula à TV Globo após o fim da prova.

As australianas levaram o ouro após fecharem a disputa em um tempo de 7min38s08, batendo o recorde olímpico que pertencia à China. Já os Estados Unidos ganhou a medalha de prata, ao terminar em 7min40s86, enquanto a equipe chinesa conquistou o bronze (7min42s34).

O Brasil abriu a prova com Mafê Costa, nadando forte nos primeiros 200m e fechando em 1min56s06. Na sequência, Stephanie Balduccini mergulhou e fechou seus 200m em 3min52s38. Maria Paula Heitmann veio em seguida e fez 5min53s92. Por fim, Gabrielle Roncatto terminou a disputa para o Brasil em um tempo de 7min5290.

Apesar do resultado abaixo do esperado na final, a equipe feminina do revezamento 4x200m livre fez história nas piscinas de Paris. As nadadoras voltaram a classificar o Brasil para uma final desta prova após 20 anos e igualaram o melhor resultado do país em tal disputa.

“Acho que fizemos uma ótima prova. As pessoas só consideram uma vitória com medalha, mas não é verdade. Uma vitória, para a gente, é uma final olímpica. 20 anos depois, conseguimos chegar em uma final olímpica. As pessoas podem falar: ‘poxa, poderia ter pegado medalha’, mas eu saio daqui muito satisfeita com todo o nosso trabalho. A Mafê bateu o recorde sul-americano, nós demos o nosso 100% e acho que isso é uma vitória”, valorizou Stephanie Balduccini.

Essa foi a quarta final de brasileiros na natação nos Jogos Olímpicos de 2024. Anteriormente, Guilherme Costa disputou a decisão dos 400m livre masculino e acabou em quinto, enquanto Mafê Costa ficou em sétimo na final na mesma prova no feminino. Já Beatriz Dizotti também fechou em sétimo nos 1500m livre.

Deixe um comentário