Giro do Parapan: Brasil domina natação com 15 medalhas e conquista quatro ouros no judô

O Brasil segue dominando os esportes nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, no Chile. O primeiro ouro deste domingo saiu no ciclismo. Na natação, os brasileiros continuam dando show e conquistaram mais medalhas, com três dobradinhas.

Ciclismo
Bianca Garcia e sua pilota Nicolle Borges venceram a prova da classe B2 com sobras. As brasileiras terminaram com um tempo de 33min14s22 e levaram o ouro na modalidade feminina. Na modalidade H3, Jady Malavazzi conquistou medalha de prata na parte da tarde.

Já no masculino, o Brasil teve uma medalha de prata. Lauro Moro terminou a prova da categoria C1-5 em um tempo de 27min06s06 e ficou com o segundo lugar do pódio, atrás apenas do canadense Alexandre Hayward.

Natação
A primeira dobradinha do dia na natação saiu nos 200m medley da categoria masculina SM10. Ruan Souza fez a prova em 2min23s65 e ficou com a prata, enquanto Phelipe Melo finalizou em 2min23s84 para levar o bronze.

Nos 100m borboleta da categoria S12, houve mais uma dobradinha. Douglas Rocha ganhou seu segundo ouro no Parapan ao terminar a prova em 59s98 e bateu o recorde Parapan-Americano, que era de 1min01s20. Seu compatriota Thomaz Rocha garantiu o bronze (1min04s69).

A terceira dobradinha saiu um pouco mais tarde. Wendell Belarmino também quebrou a marca parapan-americana e subiu ao topo do pódio nos 100m borboleta da categoria S11 (1min06s96). Já José Perdigão completou a prova em 1min11s35 e levou a medalha de bronze.

Mais tarde, nova sequência de medalhas para o Brasil. Nos 100m costas S14 masculino, Gabriel Bandeira conquistou o ouro e estabeleceu novo recorde Parapan-Americano, ao completar a prova em 58s79. Na categoria feminina, Ana Soares também conquistou o ouro.

Nos 50m costas S5, Samuel Oliveira ficou com o ouro e bateu o recorde Parapan-Americano, com o tempo de 34s6. Na mesma prova, Tiago de Oliveira foi bronze.

Na prova de 200m medley SM9, Lucas Lamente garantiu mais um ouro para o Brasil e bateu o recorde Parapan-Americano, com 2m23s74. Na mesma prova, Victor dos Santos foi bronze.

Pelos 100m livre S6, Talisson Glock conquistou seu primeiro ouro no torneio. Enquanto Cecília Araújo levou sua segunda medalha do torneio ao ficar com a prata nos 100m costas S8.

Para fechar o dia com mais um ouro na natação, Patricia Pereira, Samuel Oliveira, Tiago de Oliveira e Laila Suzigan venceram os 4x50m livre revezamento 20pts.

Levantamento de peso
Na categoria de até 54kg masculina, Bruno Carra garantiu mais uma medalha de ouro para o Brasil. Seu compatriota João Maria de França conquistou o bronze. Já José Arimateia levou a prata na categoria de até 97kg. Matheus de Assis levantou 215kg e ficou com a prata na categoria de até 107kg.

Já no feminino, na categoria de até 67kg, Maria de Fátima ficou com o bronze.

Bocha
Na bocha feminina, pelo Grupo BC4, a brasileira Josiane Batista foi superada pela peruana Jenny Quispe por 6 a 2.

Tiro esportivo
No tiro esportivo feminino, pela categoria da pistola de ar SH1 10m, Débora Campos ganhou o bronze.

Judô

O dia também foi de primeiras medalhas para o Brasil no Judô. Na categoria até 48kg, Rosi Andrade venceu as três lutas do quadrangular e conquistou o ouro.

Mais tarde, novas conquistas do país no esporte. Thiego Marques (60kg), Lucia da Silva (57kg) e Harlley Pereira (73kg) conquistaram o ouro. Elilelton Lira (60kg) ficou com a prata e Giulia Pereira (48kg) foi bronze.

Deixe um comentário