Se você usuário do iPhone ou do iPad fique ligado, existe uma nova atualização que precisa ser feita em seu dispositivo.
Na quarta-feira (21/06), a Apple lançou uma nova atualização para os sistemas operacionais iOS do iPhone, e iPadOS. A nova versão, 16.5.1 faz correções importantes no aparelho, e garante a segurança dos dispositivos da marca.
A empresa divulgou um documento oficial que explica a atualização e diz que a nova versão inclui correções para duas vulnerabilidades que foram identificadas nos aparelhos. Confira quais são elas.
Apple identifica vulnerabilidade em seus aparelhos na camada de kernel
O primeiro problema foi identificado como CVE-2023-32434. Ele está relacionado a uma possível falha na execução de código arbitrário com privilégios de kernel em um aplicativo. De acordo com a Apple, essa questão foi provavelmente explorada em versões anteriores ao iOS 15.7.
O kernel atua como uma camada intermediária entre o hardware do dispositivo (ou seja a parte física) e os aplicativos em execução. Ele é responsável por controlar o acesso aos elementos do sistema, além de executar tarefas essenciais, como o acesso à memória.
Esse “camada” de kernel é tão importante que, através dela, aplicativos maliciosos e até mesmo criminosos pode executar tarefas não autorizadas no sistema operacional se aproveitando da brecha de segurança já identificada pela Apple.
Motor que executa o Safari também apresentou vulnerabilidades importantes
Mas o problema dos iPhones e iPads não termina por aí. A segunda falha é chamada de CVE-2023-32439. Ela atua referente ao WebKit, motor que executa o Safari.
Com esta vulnerabilidade, é possível processar um conteúdo malicioso produzido para a internet e, com isso, executar códigos arbitrários no sistema. Segundo a empresa, essa vulnerabilidade pode ter sido ativamente explorada ao longo dos anos por pessoas mal intencionadas.
A Apple indica que todos os usuários que já possuem a atualização disponível, façam imediatamente! Dessa forma, você poderá evitar grandes problemas no futuro.
Confira abaixo uma lista dos aparelhos e produtos da Apple que já tem atualização contra essas vulnerabilidades:
- iPhone 8 e posteriores;
- iPad Pro;
- iPad Air de 3ª geração e posteriores;
- iPad de 5ª geração e posteriores;
- iPad mini 5ª geração e posterior.