Entrevista Exclusiva: PokerStars Revela o Que Está Reservado Para o EPT 2024 - JOGADA VIP

Entrevista Exclusiva: PokerStars Revela o Que Está Reservado Para o EPT 2024

PokerStars European Poker Tour

Faltando pouco mais de uma semana para o início do European Poker Tour (EPT) em Paris, o PokerNews conversou com o Diretor Associado de Operações de Eventos ao Vivo do PokerStars, Cedric Billot, para saber mais sobre o que os jogadores podem esperar do PokerStars Live e do EPT em 2024.

Também perguntamos a ele sobre novos destinos, o que os jogadores podem esperar da mesma programação de 2023 e as melhorias que foram feitas para o retorno do circuito a Paris, depois do PokerStars se desculpar por uma “experiência abaixo da média” no evento inaugural na capital francesa.

Retorno a Paris

Em 2004-05, o EPT visitou Barcelona, Londres, Monte-Carlo e Copenhague, para citar apenas quatro das sete paradas da temporada inaugural.

Mas poderia ter incluído Paris. De acordo com Billot, o PokerStars queria sediar um EPT em Paris já na primeira temporada, mas foi impedido pelos regulamentos. De fato, o poker em Paris tem uma história rica, mas complicada pela intervenção ocasional do governo e, às vezes, da polícia.

Diretor associado de operações de eventos ao vivo Cedric Billot
Cedric Billot

Em 2014, uma etapa da France Poker Series (FPS) foi cancelada depois que a polícia invadiu o local.

Em seguida, o poker parecia ter morrido completamente na capital francesa, com os famosos “cercles” ou clubes de jogo, como o Aviation Club de France e o Clichy-Montmartre, fechando suas portas na década de 2010. No entanto, em 2022, o EPT anunciou que realizaria seu primeiro evento da temporada 2023 na cidade, no Hyatt Regency Paris Etoile.

Paris foi a 13ª capital europeia a sediar uma etapa do European Poker Tour — quantas você consegue citar? Respostas no final do artigo!

“Paris é a nossa segunda parada mais forte depois de Barcelona. É a cidade para a qual todos querem ir.”

Enquanto Billot era presidente da FPS quando foi tomada a decisão de cancelar o evento em 2014, em 2023, ele era responsável por todo o festival EPT e disse que os jogadores franceses sempre foram importantes para o EPT como um todo.

“Assim que foi possível, fomos para Paris”, disse ele ao PokerNews. “Em todas as paradas do EPT, os jogadores franceses são o nosso grupo demográfico número um. De Praga a Barcelona, até mesmo em Londres, tivemos mais jogadores franceses do que britânicos!

“Paris é a nossa segunda parada mais forte depois de Barcelona. É a cidade para a qual todos querem ir.”

EPT Paris

O evento inaugural do EPT Paris não foi isento de falhas, com um grande número de jogadores causando gargalos no local e sistemas de registro complexos complicando ainda mais as coisas. Para resolver esses problemas, o PokerStars realizou uma avaliação e análise adequadas do local e, juntamente com o Club Barriere, apresentou várias soluções.

“No ano passado, vimos alguns números excelentes, o que teve consequências”, disse Billot. “Mas os problemas não se resumiam apenas ao grande número de jogadores. A entrada para o local e o acesso logístico ao local eram um pesadelo.

“Houve ajustes temporárias no ano passado e, por fim, durante a segunda semana, melhoramos o processo e ele se tornou muito mais suave. Mas sabíamos perfeitamente que precisávamos mudar [para 2024].”

Como resultado, o festival foi transferido para um local totalmente novo no Palais des Congrès, um centro de conferências de última geração no coração da cidade. O local maior permitiu maior capacidade para mesas e mais espaço em geral e promete um processo mais rápido de check-in e registro.

Câmeras e Segurança do Jogo

No entanto, o PokerStars não está apenas investindo em um novo local para o EPT. Com um foco maior na integridade do jogo, o PokerStars aumentou seu investimento e foco na segurança do jogo. Para isso, foram instaladas novas câmeras CCTV que permitirão o monitoramento da ação em cada mesa — o único operador de eventos ao vivo a fazer isso — tudo com o objetivo de tornar os eventos o mais seguro possível.


Relacionado: Diretor de Integridade de Jogo do PokerStars diz: “Confiança é tudo”


“Temos orgulho da segurança física e da integridade do jogo em todos os nossos locais”, disse Billot. “É por isso que compramos câmeras de última geração para nos ajudar a manter esse nível de segurança. Cada mesa de torneio do EPT terá sua própria câmera CCTV.

“Sabemos que os nossos jogadores valorizam a segurança do jogo e sabemos que os eventos ao vivo do PokerStars já trabalham arduamente para garantir que os nossos jogos são seguros. E para manter esta confiança entre o jogador e o operador, precisamos de continuar a melhorar e a investir. E isto é um grande investimento.

“Isso nos permite revisar cada mão, cada jogada, cada chip race. Inicialmente, essas câmeras têm propriedades de segurança, mas a qualidade do equipamento é tão boa que pode nos permitir transmitir a partir dessas câmeras no futuro.”

EPT Cyprus Tournament Room

Cronograma do EPT 2024

O cronograma do EPT 2024 foi revelado em novembro e apresentava as mesmas cinco paradas de 2023. Billot disse ao PokerNews que havia um motivo simples para a repetição da programação, mas também admitiu que estava aberto à ideia de adicionar novas paradas nos próximos anos.

“Se algo não está quebrado, por que você mudaria isso?”, disse ele. “Se pudermos melhorá-lo ou oferecer algo diferente aos nossos jogadores, nós o faremos.”

EPT Monte Carlo Tournament Room

No entanto, Billot diz que todos os destinos da programação do EPT deste ano são “obrigatórios” e nem todos pelos mesmos motivos.

“Seríamos loucos se não voltássemos a Barcelona.”

“Paris foi obviamente muito forte no ano passado e estamos ansiosos para voltar. Monte-Carlo, por diferentes razões, também é uma parada incrivelmente forte — tem o brilho e o glamour que nunca encontraremos em nenhum outro lugar.

“Barcelona — não precisa nem explicar. Com o Main Event do Estrellas Poker Tour quebrando recordes, seríamos loucos se não voltássemos a Barcelona. E Praga também bateu recordes com o Main Event e o Eureka, e todo mundo ama essa parada em dezembro.

Paris não foi a única parada a fazer sua estreia no EPT em 2023, com o Chipre também se mostrando incrivelmente popular entre os jogadores.

“Tivemos nosso melhor feedback de jogadores de todos os tempos”, disse Billot. “Os jogadores adoraram o Chipre! Tivemos números incríveis em buy-ins baixos, buy-ins altos e no Main Event com a melhor experiência de todos os tempos. Então, retornar ao Chipre, foi uma decisão muito, muito fácil.”

Então, para 2024, as paradas permanecem as mesmas, mas a porta está aberta para que novos destinos defendam sua entrada no cronograma de 2025 e nos anos seguintes.

“Veja outros esportes. No circuito de tênis da ATP, há algumas paradas que nunca mudam e outras que entram e saem. A Fórmula 1 vai para novos destinos, como aconteceu em Las Vegas no ano passado, mas também há corridas que são sempre as mesmas.

“Nada é definitivo. Estamos sempre de olho em novos locais que achamos que serão populares. Analisamos a Alemanha e a Holanda, e até mesmo um dia voltaremos a Londres. É algo que estamos analisando para o próximo ano.”

Cedric Billot - Julien Liarte

Criando Experiências Inesquecíveis Ao Vivo

A oferta de eventos ao vivo do PokerStars é considerada por muitos como uma das melhores do setor, não apenas pela escolha de eventos, buy-ins e destinos, mas também pela experiência oferecida aos jogadores durante os eventos.

Isso se deve a uma “mentalidade perfeccionista”, de acordo com Billot, com o PokerStars melhorando o tempo todo. Desde a introdução do Power Path até a recente decisão de permitir que os jogadores ganhem várias vagas em seus eventos regionais.

“É graças a uma equipe incrível de colegas experientes que podemos nos esforçar para atingir a perfeição. Nós realmente queremos fazer o EPT brilhar.

“Queremos ser mais ambiciosos com nossos eventos e tentar torná-los muito maiores, com uma experiência ao vivo ainda melhor.”

“É por isso que é importante ter um equilíbrio, e acho que 4 a 6 eventos por ano é o ideal. Mais do que isso seria um erro, e entraríamos em conflito com outros eventos. É importante que tenhamos tempo suficiente para desenvolver e promover cada um de nossos eventos ao vivo.

“Uma coisa que está guiando nossa estratégia e nossa visão é o foco na qualidade em vez da quantidade. Queremos ser mais ambiciosos com nossos eventos e tentar torná-los muito maiores, com uma experiência ao vivo ainda melhor. Mais tempo para se qualificar, mais tempo para promover o evento e mais tempo para realmente criar um burburinho em torno dele.”

EPT Trophy

Expectativas para o Poker Ao Vivo em 2024

Embora a pandemia do coronavírus seja coisa do passado, Billot admite que ela ajudou a mudar as perspectivas das pessoas e, como resultado, certamente ajudou o poker ao vivo como um todo. Como resultado, o poker ao vivo cresceu em 2023 e parece continuar esse ressurgimento em 2024 e além.

“O mundo passou dois anos em confinamento, preso a celulares e TVs. Acho que isso ajudou as pessoas a apreciar e desfrutar de tudo o que é ao vivo, porque há esse nível de contato social e interação. E o poker ao vivo se beneficiou muito disso.”

O poker europeu também viu muitos recordes serem quebrados, incluindo o recorde do maior torneio ao vivo do PokerStars já realizado, com Lucien Cohen vencendo o Main Event do Estrellas Poker Tour Barcelona para faturar € 676.230. Esse não foi o único torneio regional a quebrar recordes, com o recorde do FPS para o maior Main Event quebrado duas vezes, e o Main Event do Eureka Prague fechando o ano com outro field recorde.

*O FPS Paris quebrou o recorde do FPS Monte-Carlo em 2022. O FPS Monte-Carlo recuperou o recorde dois meses depois.

Os Main Events do EPT também registraram field enormes, com Praga estabelecendo um field recorde no Main Event do EPT, Paris se tornando o maior Main Event do EPT fora de Barcelona e Barcelona continuando seu domínio com o segundo maior Main Event do EPT de todos os tempos, que contou com os brasileiros João Sydens e André Akkari na mesa final.

“O público quer poker ao vivo — é o melhor conteúdo para assistir”

Billot diz que a ideia de um novo boom do poker ao vivo é “ingênua”, mas admite que o crescimento tem sido enorme.

“O apetite pelo poker ao vivo é muito maior agora do que antes da pandemia. Não estou dizendo que chegamos ao topo ainda, mas também não vamos dobrar nossos números do ano passado. O PokerStars espera continuar aumentando esse número, mas somente se fizermos bem o nosso trabalho.

“O público quer poker ao vivo — é o melhor conteúdo para assistir porque é onde se pode ganhar muito dinheiro. Para ganhar um milhão de dólares online, você tem poucas chances por ano. Para tentar ganhar um milhão de dólares ao vivo, você tem 20 chances, se não mais.

“Em nossa era digital, em que passamos cada vez mais tempo em nossos dispositivos móveis e em nossas telas, acho que o poker ao vivo está seguro por muito, muito tempo.”

Respostas: Viena, Praga, Copenhague, Tallinn, Paris, Berlim, Budapeste, Monte Carlo, Varsóvia, Dublin, Madri, Kiev, Londres

Name Surname
Will Shillibier

Deixe um comentário